Neste último mês foram raras (ou mesmo nenhumas) as minhas atualizações no blogue, mas dediquei mais tempo à investigação de novos recursos didáticos, à aprendizagem de programas para executar recursos didáticos e como publicá-los na internet, tendo sempre como objetivo contribuir para o desenvolvimento de atividades educativas para indivíduos com necessidades educativas especiais.
A principal descoberta foi o programa edilim, que consiste numa aplicação para desenvolver livros de atividades interativos.
Este é o ambiente de trabalho onde começamos a delinear o nosso livro de atividades. Para começarmos o nosso livro, devemos previamente elaborar uma pasta de recursos com: imagens, sons, animações, textos.... que poderemos vir a colocar no nosso projeto.
Depois temos uma grande diversidade de exercícios que poderemos escolher para incorporar o nosso livro interativo.Existem algumas categorias de exercícios, tais como: informação, palavras, imagens, números e jogos.
Este é um exemplo de exercício de imagem: "quebra-cabeça" (vulgarmente chamado de puzzle), muito apelativo para treinar motricidade fina, capacidade de atenção/concentração ou despertar a motivação e interesse para algum tema que iremos trabalhar a seguir.
Só explorando este recurso poderemos ver as potencialidades que ele tem para os professores, educadores e os diversos intervenientes de educação que trabalham com estes alunos.
Depois de conhecermos bem os nossos alunos, os avaliarmos nas diversas áreas, poderemos elaborar Livros de Atividades Interativos de forma a motivá-los a trabalhar as suas dificuldades ou cimentar aprendizagens.
Penso que programas como o Edilim são uma mais valia para os profissionais da educação. Dada a sua fácil e dedutiva utilização é acessível a todos os que se predispõem a aprender mais!
Sem comentários:
Enviar um comentário